cover
Tocando Agora:
Mais previsões: Meteorologia 25 dias

PUBLICIDADE

Os 5 alimentos essenciais para ter cabelos saudáveis (e evitar que caiam)

Nutricionista espanhol indica o que você não pode deixar de comer para nutrir os cabelos; Espanha é um dos países com maior taxa de calvície

Os 5 alimentos essenciais para ter cabelos saudáveis (e evitar que caiam)
Especialista indica 5 alimentos para a saúde do cabelo — Foto: Unsplash

Embora exista uma infinidade de produtos para manter os cabelos saudáveis, é preciso lembrar que o principal vem de dentro para fora: uma boa oferta de nutrientes no próprio organismo.

O nutricionista espanhol Mario Oritz, que faz grande sucesso no TikTok, com cerca de 140 mil seguidores, elaborou uma lista com os cinco alimentos que não podem faltar na dieta para quem quer manter os fios bonitos e fortes, também prevenindo a calvície.

A primeira recomendação do especialista espanhol foram peixes gordurosos como salmão, cavala e sardinha, que são “alimentos ricos em ômega três que reduzem a inflamação e hidratam os cabelos".

A seguir, sugere os ovos como uma fonte fantástica de biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, que estimula o crescimento do cabelo ao aumentar a produção de queratina. Os ovos também contêm vitaminas A e D vitais para a saúde do cabelo.

Sua terceira indicação são as nozes. Embora muitos as vejam apenas como um petisco ou um lanche ocasional, Mario incentivou as pessoas a aumentarem seu consumo: “As nozes fornecem gorduras saudáveis, zinco e selênio. "

Com foco na saúde dos folículos capilares, o especialista aconselhou: “O quarto alimento seria o espinafre, que é rico em vitamina C, ferro e ácido fólico, ajudando no transporte de oxigênio para os folículos capilares".

“O quinto alimento são as frutas cítricas, como a laranja, muito importante para a produção de colágeno, proteína que auxilia os folículos capilares. Além disso, a vitamina C facilita a absorção do ferro, e isso também ajuda. Vitamina C é essencial."

Mario enfatizou a importância da nutrição com uma mensagem clara: “Lembre-se disso: cabelos fortes começam com uma boa alimentação”.

Perda de cabelo

O conselho foi dado no momento em que a Espanha, de onde Mario vem, ocupa o segundo lugar mundial em taxas de calvície. O jornal El Debate relatou um estudo que mostra que quase metade dos espanhóis sofre queda de cabelo, atribuindo mais de 90% dos casos a fatores genéticos ou hormonais. De forma alarmante, o estudo de 2020 observou um número significativo de jovens afetados, em algum grau, pela alopecia, uma condição incurável.

O estudo apontou que a dieta nacional espanhola, rica em alimentos gordurosos, salsichas, sal, açúcar e álcool, também pode ser responsável por esse cenário. Em contraste, a investigação descobriu que a China, a Coreia do Sul e Taiwan eram os países com mais cabelo, em grande parte devido a uma dieta rica em legumes e vegetais. Com informações o globo 

Comentários (0)